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segunda-feira, 9 de março de 2009

Discussão

O computador e as escolas públicas

Até que ponto a existência de computadores nas escolas consegue ser aproveitada pelos estudantes?

O computador é, sem dúvida alguma, uma ferramenta que veio para ficar. Não importa o tipo de atividade, quando o computador entra em cena nela sua produtividade/eficiência tende a melhorar significativamente. Entretanto, para que essa melhora ocorra é necessário haver pessoas que dominem o uso do computador e atividades envolvidas em sua implementação, pois caso contrário, o investimento feito para adquirir as máquinas não terá valido de nada.

Recentemente o Ministério da Educação (MEC) anunciou sua intenção de levar 356,8 mil computadores a escolas públicas, urbanas e rurais, via seu programa de inclusão digital denominado Proinfo. Na verdade, o MEC não comprará tantos computadores assim, pois ele se valerá do recurso da virtualização e do compartilhamento de computadores. Fato que fará com que o cada computador seja equivalente a dez, bastando ter um monitor, teclado e mouse para cada um.

Com certeza tal medida parece ser bastante barata, pois com três computadores, cada um custando em média 50 dólares (sem contar o custo com os periféricos citados), pode-se manter uma sala de, em média, 30 alunos ocupada.

As vantagens de se ter um laboratório de informática na escola

Hoje, muitas pessoas ainda não sabem digitar rapidamente, acessar sites na Internet, usar editores de texto (como o Word), montar planilhas no Excel e criar apresentações no PowerPoint. Tais pessoas têm uma dificuldade enorme em se qualificar em uma entrevista de emprego que exija tais requisitos.

Mudar essa situação (na teoria) é simples, basta seguir a seguinte “fórmula”: escolas com laboratórios de informática abertas à comunidade + pessoas dispostas a ensinar gratuitamente o que sabem = qualificação solidária de mão-de-obra.

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((((( Sapateiro de hospicio )))))